Michel Foucault e a Psicanálise
Este curso visa costurar relações transversais entre o pensamento do filósofo francês Michel Foucault e a psicanálise estrutural (freudo-lacaniana). Ao eleger como problema a questão do sujeito, ou melhor, os modos pelos quais nos tornamos sujeitos de ação, de intelecção e de sensação imersos na cultura contemporânea, Foucault se aproximou do cerne do debate psicanalítico: os processos de subjetivação, dessubjetivação e retificação subjetiva. O chamado último Foucault – aquele da genealogia da ética – descreveu um modo de vida que se faz analisável, uma vida que se autoproduz a partir das noções de hermenêutica do sujeito e cuidado de si.
É importante lembrar que Foucault não foi psicanalista. Não subtraímos de seu pensamento reflexões específicas sobre as neuroses e a clínica psicanalítica. Aliás, é possível listar críticas ferozes de Foucault para com o dispositivo psicanalítico. Por outro lado, em seu devir filosófico Foucault se encontrou com questionamentos comuns à psicanálise: a produção do sujeito, as subjetivações, a docilização do corpo e da vida, o surgimento de um poder de norma que se mistura com o saber médico / psiquiátrico, dentre outras questões. Se há divergências, há também muitas convergências, possibilitando um encontro potente entre Foucault e a psicanálise.
Atento à dinâmica do contemporâneo, o curso oferece aulas rápidas e intensivas sem a pretensão de esgotar os temas. Cada aula trata de um tema específico:
Na primeira aula, introduzimos a problemática do curso: como e por onde costurar Foucault com a psicanálise, sem anular as especificidades de cada saber?
Na segunda aula, discutimos a questão da hermenêutica do sujeito. O que é a clínica psicanalítica senão um exercício de interpretação do sujeito para consigo mesmo?
Na terceira aula, apresentamos a proposta ética do cuidado de si que possibilita uma estilização da existência (a capacidade de fazer da vida uma obra de arte). Trata-se de uma conceituação tardia de Foucault, momento em que o filósofo francês reinterpreta o imperativo socrático do “conheça-te a ti mesmo”.
Na quarta aula, questionamos como as relações de poder perpassam o setting psicanalítico, lembrando que, para Foucault, toda relação humana é uma relação de poder.
Na quinta e na sexta aulas, trabalhamos com um tema comum: o surgimento do biopoder, um poder sobre a vida, um poder de “fazer viver ou deixar morrer” – essa modalidade normativa de poder que se mistura com as áreas “psi”. É a psicanálise uma biopolítica? Tem a psicanálise a força necessária para criar uma biopolítica da resistência?
Na sétima aula, comentamos o prefácio que Foucault escreveu para a versão estadunidense do livro O Anti-Édipo, de Gilles Deleuze e Félix Guattari.
Por fim, há um esforço final para rememorar o percurso delineado (oitava aula).
Alan dos Santos é professor de Filosofia e Políticas Públicas e pesquisador de Filosofia Francesa Contemporânea (pós-estruturalismo). É licenciado em Filosofia, especialista em Sociologia Política, mestre em Ética e Filosofia Política e doutor em Educação, Arte e História da Cultura. Analista praticante, participa do Seminário Permanente de Psicanálise da Escola de Psicanálise Estrutural – EPE.
O curso é para todo e qualquer interessado em conhecer a Psicanálise!
Sem tempo para fazer o curso agora?
Fique tranquilo, você poderá participar desse curso em até 4 anos após a matrícula.
1Michel Foucault e a Psicanálise
1 - Apresentação do Curso
11:19
2 - Hermenêutica do Sujeito
09:56
3 - Cuidado de Si
10:41
4 - Psicanálise e Relações de Poder
10:52
5 - Do Poder Soberano ao Biopoder - Poder de Normatizar a Existência
10:34
6 - Fazer Viver e Deixar Morrer
10:36
7 - Foucault e o Anti-Edipo
10:58
8 - Considerações Finais do Curso
10:45
Acesso por 4 anos
Até 1 mês de suporte
Estude quando e onde quiser
51 avaliações
…
As matrículas para este curso esgotaram-se no momento. Inscreva-se abaixo para reservar o seu nome na próxima turma.
É necessário ter uma conta Escola de Psicanálise Estrutural. Se você já é aluno, faça o login . Caso não seja, cadastre-se abaixo e comece já!
…