FORMAÇÃO EM PSICANÁLISE NA EPE
A jornada de formação em psicanálise estrutural:
1º Passo: Módulos Básicos.
Temas elementares com os conceitos mais básicos da psicanálise em sua constituição histórica de S.Freud à J.Lacan.
2º Passo: Módulos Intermediários.
Aulas expositivas detalhadas sobre o seminário 11 de Lacan “Os Quatro conceitos fundamentais”, que são: Inconsciente, Transferência, Repetição e Pulsão.
3º Passo: Estamentos da Escola:
3.1 Seminário Permanente:
Aulas expositivas com os conteúdos mais avançados sobre os conceitos psicanalíticos tais como: linguagem, significante, sujeito, ato, lalangue, topologia e outros conceitos.
3.2 Sessão Teórica:
Estudo coletivo das obras elementates da psicanálise contemporânea onde os membros apresentam resenhas críticas para os colegas.
3.3 Sessão Clínica:
Apresentação de casos clínicos em relatos organizados aberto à apreciação dos participantes, que também necessariamente apresentam casos em uma ordem sorteada previamente.
3.4 Grupos de Cartel
Em 1964, em seu texto Ato de Fundação de 21 de junho, Lacan estabeleceu o cartel como o órgão de base da sua Escola: é por meio dele que se dá a formação e a transmissão da psicanálise. Sendo um pequeno coletivo de trabalho composto por pessoas que se escolhem a partir de um tema em comum.
Cartéis da Escola:
A formação do analista
Psicoses
Neuroses
Antifilosofia
Os três registros: real, simbólico e imaginário.
3.5. Grupo de Leitura intermitente:
É proposto uma leitura da obra escrita de Jacques Lacan que busca abarcar em seu gesto as lógicas elementares de seu ensino. É colocar em ato através de uma organização polifônica a potência deste texto, que procura e encontra uma reforma da maneira como os praticantes de psicanálise podem abordar a clínica e a teoria, questionando a inércia ética de uma psicanálise amarrada em preceitos canônicos que suplantam da descoberta freudiana a força de sua dialetização.
4º Passo: Prova do Júri:
No momento em que o aluno, candidato à psicanalista, quiser, se desejar, provar à Escola que há um psicanalista, deve apresentar ao Júri da Prova um artigo onde responde a três questões, sendo elas:
1 - O que é um psicanalista?
2 - Para que serve a psicanálise?
3 - Discorra sobre o seu processo de análise e responda: como alguém se torna psicanalista?
Sendo esse artigo aprovado pelo Júri-da-prova, que é composto pelo Diretor da Escola e +3 psicanalistas convidados, o candidato receberá o grau de AE (Analista da Escola), ou seja, de que é um psicanalista que passou pelas condições de aprovação da escola e seu júri. Essa certificação é um documento análogo ao "diploma de psicanalista clínico” encontrado em outras instituições.
*Gradações:
1 - Analista Praticante (AP): Todo e qualquer participante dos estamentos da Escola que pratica a clínica psicanalítica.
2 - Analista da Escola (AE): Praticantes de psicanálise que passaram pela prova-do-júri desta Escola.
3 - Analista Membro da Escola (AME): Todo e qualquer Analista da Escola que defenderam textualmente sua capacidade de conduzir análises até o final e apresentaram sua tese para a prova-do-júri desta instituição.
Contato:
contato@psicanalisecurso.com.br
WhatsApp: (11) 97028-6411 – Carmen Consuelo - Gerente geral de operações da Escola.