Oferta por tempo limitado!
Michel Foucault e a Psicanálise

Michel Foucault e a Psicanálise

Baseado em 44 avaliações
GRATUITOS
  • 1 hora de carga horária
  • 541 alunos
  • 8 aulas
  • 1 módulo de conteúdo
  • Última atualização 16/06/2023

Sobre o Curso

Michel Foucault e a Psicanálise

Este curso visa costurar relações transversais entre o pensamento do filósofo francês Michel Foucault e a psicanálise estrutural (freudo-lacaniana). Ao eleger como problema a questão do sujeito, ou melhor, os modos pelos quais nos tornamos sujeitos de ação, de intelecção e de sensação imersos na cultura contemporânea, Foucault se aproximou do cerne do debate psicanalítico: os processos de subjetivação, dessubjetivação e retificação  subjetiva. O chamado último Foucault – aquele da genealogia da ética – descreveu um modo de vida que se faz analisável, uma vida que se autoproduz a partir das noções de hermenêutica do sujeito e cuidado de si. 

É importante lembrar que Foucault não foi psicanalista. Não subtraímos de seu pensamento reflexões específicas sobre as neuroses e a clínica psicanalítica. Aliás, é possível listar críticas ferozes de Foucault para com o dispositivo psicanalítico. Por outro lado, em seu devir filosófico Foucault se encontrou com questionamentos comuns à psicanálise: a produção do sujeito, as subjetivações, a docilização do corpo e da vida, o surgimento de um poder de norma que se mistura com o saber médico / psiquiátrico, dentre outras questões. Se há divergências, há também muitas convergências, possibilitando um encontro potente entre Foucault e a psicanálise. 

Atento à dinâmica do contemporâneo, o curso oferece aulas rápidas e intensivas sem a pretensão de esgotar os temas. Cada aula trata de um tema específico:

Na primeira aula, introduzimos a problemática do curso: como e por onde costurar Foucault com a psicanálise, sem anular as especificidades de cada saber? 

Na segunda aula, discutimos a questão da hermenêutica do sujeito. O que é a clínica psicanalítica senão um exercício de interpretação do sujeito para consigo mesmo? 

Na terceira aula, apresentamos a proposta ética do cuidado de si que possibilita uma estilização da existência (a capacidade de fazer da vida uma obra de arte). Trata-se de uma conceituação tardia de Foucault, momento em que o filósofo francês reinterpreta o imperativo socrático do “conheça-te a ti mesmo”. 

Na quarta aula, questionamos como as relações de poder perpassam o setting psicanalítico, lembrando que, para Foucault, toda relação humana é uma relação de poder. 

Na quinta e na sexta aulas, trabalhamos com um tema comum: o surgimento do biopoder, um poder sobre a vida, um poder de “fazer viver ou deixar morrer” – essa  modalidade normativa de poder que se mistura com as áreas “psi”. É a psicanálise uma biopolítica? Tem a psicanálise a força necessária para criar uma biopolítica da resistência? 

Na sétima aula, comentamos o prefácio que Foucault escreveu para a versão estadunidense do livro O Anti-Édipo, de Gilles Deleuze e Félix Guattari.  

Por fim, há um esforço final para rememorar o percurso delineado (oitava aula). 

Alan dos Santos é professor de Filosofia e Políticas Públicas e pesquisador de Filosofia Francesa Contemporânea (pós-estruturalismo). É licenciado em Filosofia, especialista em Sociologia Política, mestre em Ética e Filosofia Política e doutor em Educação, Arte e História da Cultura. Analista praticante, participa do Seminário Permanente de Psicanálise da Escola de Psicanálise Estrutural – EPE.

Público alvo

O curso é para todo e qualquer interessado em conhecer a Psicanálise!  

4 anos

Sem tempo para fazer o curso agora?

Fique tranquilo, você poderá participar desse curso em até 4 anos após a matrícula.

Conteúdo

1Michel Foucault e a Psicanálise

  • 1 - Apresentação do Curso

    11:19

  • 2 - Hermenêutica do Sujeito

    09:56

  • 3 - Cuidado de Si

    10:41

  • 4 - Psicanálise e Relações de Poder

    10:52

  • 5 - Do Poder Soberano ao Biopoder - Poder de Normatizar a Existência

    10:34

  • 6 - Fazer Viver e Deixar Morrer

    10:36

  • 7 - Foucault e o Anti-Edipo

    10:58

  • 8 - Considerações Finais do Curso

    10:45

Acesso por 4 anos

Estude quando e onde quiser

Avaliações

Opinião dos alunos que se matricularam
4.9

44 avaliações

A cada dia mais apaixonado pelas questões que envolvem a psicanálise. Parabéns professor, vc também desperta isto!

Ricardo Carlos Simões Borges

Foi excelente o curso. Nota 10

lourival luis de sousa

Gostei muito das aulas, ajudou a me interessar mais por Foucault.

Bruno Moacir Da Silva Moreira

Bruno Moacir Da Silva Moreira

Aulas curtas, temas interessantes, associações de natureza expansiva. Uma ótima introdução ao trabalho de Foucault e como buscar diálogos entre a Psicanálise e outros campos do saber.

Mateus Ciucci Ferreira

Mateus Ciucci Ferreira

Maravilhoso! Conseguiu sintetizar conceitos muito profundos de modo simples, sem perder a essência. Ótima didática, parabéns!

Sandra Matos dos Santos Bragato Lopes

Excelente esclarecedora

Marlene Rodrigues

muito bom

Jullyne de carvalho

EXCELENTE

Emily Joseni Da Silva

Emily Joseni Da Silva

Satisfatório, professor muito bom, bem preparado. falou um pouco sobre Michel Foucault, suas origens, quando nasceu e morreu e também suas obras, mas o ponto mais interessante é quando o professor fala de Lacan, a partir de Foucault e do modo como ele via Lacan, na condição de libertador da psicanálise. Outro ponto bastante interessante é quando ele fala do Eu e daquilo que supostamente "constitui" o Eu, enfim.

Samuel Francisco Pedroso Miquelino

Michel Foucault e a Psicanálise

  • 1 hora de carga horária
  • 541 alunos
  • 8 aulas
  • 1 módulo de conteúdo
  • Última atualização 16/06/2023

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Política de Privacidade